A panturrilha é um músculo situado na região posterior da perna, que vai desde a parte posterior-inferior do joelho até a articulação do tornozelo. È um músculo muito ingrato para muitos indivíduos que cultuam o corpo, pois dependendo do seu genótipo (carga genética) este músculo pode ser bem desenvolvido ou não, isso varia de pessoa para pessoa. Porém quase todos adeptos da musculação treinam arduamente em busca de uma panturrilha bem desenvolvida, a maioria dos homens no intuito de esconder das pernas finas, e as mulheres para terem uma panturrilha bem torneada na hora em que usam salto alto.
Porém, a maioria das pessoas não conhece as verdadeiras funções da panturrilha. Entre elas podemos citar sua importante função como bomba muscular do retorno venoso (segundo coração), ou seja, é graças a este conjunto de músculos que o sangue ganha uma maior pressão para retornar ao coração. Pessoas com deficiências de retorno venoso são orientadas pelos medicos a praticar atividades físicas, principalmente exercícios que estimulem a panturrilha, assim como todo o complexo de membros inferiores, como é o caso da caminhada para melhorar a circulação sanguínea, isto porque a panturrilha tem atuação importantíssima na marcha, desde o momento de contato do pé com o solo até o momento de impulsão da perna de trás para frente, movimento conhecido como flexão plantar.
Para as pessoas que estão preocupadas com essa região do corpo a dica é priorizar o treino da panturrilha como qualquer outro grupo muscular, o importante é não deixar esse grupo por último e sim, começar por ele, pois no início de qualquer treino você terá muito mais energia para dedicar a sua melhora”.
Quando o objetivo é ganhar massa muscular na panturrilha, o ideal é fazer maior número de séries com menos repetições. “Para quem está começando, o correto é fazer de dez a 12 repetições, em três séries. Mas lembrando que deve-se fazer os exercícios em dias alternados, para que a musculatura não fique muito cansada”.

Todas as pessoas sabem que precisam se exercitar com frequência se quiserem manter a saúde
ao longo dos anos. Pois o corpo humano foi feito para se manter em movimento e não sentado na frente da televisão. Mesmo assim, nunca começam nenhum tipo de exercícios frequente.
Por que será que isso acontece? Se as pessoas sabem que o exercício é fundamental para a manutenção da saúde, porque o deixam de lado?
A questão é que um mau hábito pode ser semelhante a um vício. Você tem o hábito de fazer tudo o que tem feito e não tem o hábito de fazer o que não tem feito. É simples assim.
Cada vez que você adia o início dos exercícios ou falta a uma aula, está reforçando o hábito de não fazer os exercícios. O contrário também é verdade: a cada dia que se exercita, está criando o hábito de praticar exercícios físicos regularmente.A boa notícia é que - segundo os especialistas - são necessários apenas de 21 a 30 dias para criar um hábito. Você seria capaz de se comprometer a praticar exercícios físicos todos os dias dentro desse pequeno período de tempo para testar se o hábito estará criado? Ou mais uma vez deixará para começar amanhã?
Nenhum comentário:
Postar um comentário